"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

30 de jul. de 2009

SEGURANÇA COMO LIDAR COM OS ASSALTANTES

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
SAIBA COMO LIDAR COM OS ASSALTANTES 1. Estabeleça códigos de acesso a sua casa, de maneira que um dos moradores, surpreendido por assaltantes, possa avisar aos outros de que algo nao vai bem. Acionado esse código, procure ganhar tempo. Nao abra a porta e acione a Polícia Militar, informando da urgência do atendimento. Nós lhe daremos prioridade. Códigos entre vizinhos também podem ajudar.
2. Em caso de roubo, não reaja. Acredite sempre que a arma do bandido é verdadeira e está carregada. Evite fazer gestos bruscos, que possam ser confundidos com reação de sua parte.
3. Procure dialogar o mais cordialmente possível com os marginais, para acalmar os ânimos e amenizar sua fúria. Em geral, estarão mais nervosos que a vítima.
4. Se não houver reação, a possibilidade de violência contra as vítimas é pequena.Assim, não se desespere.
5. A Policia Militar possui unidades especializadas em resgate de reféns. Portanto, confie e tenha calma, NÃO tente resolver a situação sozinho, pois você não é preparado para isto.
6. Assim que os bandidos deixarem o local, avise a Polícia Militar o mais rápido possível, transmitindo o ocorrido e as características dos mesmos.
PRECISANDO, É SÓ CHAMAR DISQUE 190 EM OUTROS PAÍSES DISQUE 100 (24 HS POR DIA. NÃO PRECISA CARTÃO TELEFONICO / FICHA). EXIJA QUE TODA A FAMÍLIA, INCLUSIVE AS CRIANÇAS SAIBAM DECORAR ESSE TELEFONE. CONHEÇA OS LOCAIS MAIS COMUNS DE ESTACIONAMENTO DA PATRULHA POLICIAL DO SEU BAIRRO. OU CHAME O POLICIAL MAIS PRÓXIMO.

SEGURANÇA DE SEU CARRO

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
CUIDE BEM DE SEU CARRO
Para começo de conversa, nao existe nenhum tipo de obstáculo (alarme, trava, etc.) capaz de impedir em 100% dos casos, o furto de um carro. Esses recursos porém, dificultarão a ação dos ladrões. 0 seguro contra roubo e uso de estacionamento vigiados, entretanto, continuam sendo os meios mais eficazes de se evitar prejuízo, pois os marginais agem rapidamente (até 2 minutos) e com naturalidade.Algumas dicas, porém são úteis:
1. Evite deixar seu carro estacionado na rua, principalmente durante a madrugada. Desligue o carro, retire a chave do contato e tranque o veículo ao estacionar, mesmo que por poucos minutos.
2. Procure estacionar em ruas iluminadas e próximo a locais vigiados dia e noite.
3. Não deixe embrulhos, roupas, pacotes e valises à vista, dentro do carro. Isso atrai os ladrões.
4. Use toca-fitas / toca-cd / DVS Player de gaveta (é comum estourarem o quebra vento e o painel do carro só para levarem o " eletrônico").
5. Evite namorar dentro do carro, principalmente à noite e em lugares desertos.
6. Não dê "caronas" para estranhos.
7. Não pare para discutir "fechadas" ou "batidinhas". É comum que ladroes provoquem isso, só para assaltar.
8. Procure transitar com vidros fechados, sempre que possível, e com as portas travadas.
9. Ao parar nos semáforos, fique atento ao retrovisor de seu carro e mantenha o veículo engatado em 1ª marcha e distante do carro da frente o suficiente para arrancar, em caso de emergência. Esses cuidados são importantes para evitar, principalmente, furtos praticados por "garupas" de motos, que agem e fogem rapidamente, no transito.
10. Cuidado com falsos mecânicos, sempre solícitos, que aparecem "milagrosamente" para ajudá-lo em locais ermos, tão logo seu carro entre em pane. Sinalize seu carro e peça apoio para a primeira patrulha policial que cruzar por você
Não esqueça de participar das enquetes do Blog é muito importante a sua participação, e você também tem a opção de deixar o seu comentário pessoal logo abaixo da matéria publicada como também de cadastrar o seu e-mail e receber informação e novidades.

SEGURANÇA CONTRA AS DROGAS

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
FIQUE ALERTA CONTRA AS DROGAS
1. Esclarecer a seus filhos, desde a infância, sobre o mal que as drogas causam ao viciado.
2. Conquiste a confiança de seus filhos. E melhor que eles peçam um cigarro a você, do que a um "amigo" de rua.
3. Converse bastante com os professores das crianças, para saber de seu aproveitamento escolar. Acostume-se a verificar a caderneta de presença de seus filhos, para saber se não tem "matado" aulas.
4. Mas companhias conduzem ao uso de drogas e ao crime. Selecione as companhias de seus filhos e os ambientes que eles freqüentam (clubes, "bailinhos", etc).
SINTOMAS MAIS COMUNS NO USO DE DROGAS POR ADOLENCENTES
Mudança brusca de conduta (irritável e nervoso).Inquietação, o jovem torna-se impaciente.Aquisição de tiques nervosos e cacoetes.Depressão, estado de angústia e insônia.Queda do aproveitamento escolar ou desistência dos estudos.Uso de gíria própria do mundo da droga.Isolamento (fica a maior parte do tempo no quarto, evitando contato com amigos e familiares).Alteração de hábitos. 0 jovem passa a dormir de dia e ficar acordado a noite.Existência de comprimidos, seringas, cigarros estranhos (grosseiros, embrulhados a mão), pacotinhos ou saquinhos plásticos com pó branco ou erva seca entre seus pertences.
RECONHEÇA A MACONHA E A COCAÍNA
A maconha erva verde e seca, geralmente apresentada como torrão (prensada, amassada), acondicionada em celofane, plástico ou jornal. Em meio a erva, existem sementes de cor marrom, polidas (parecem envernizadas) e redondas. Tem odor característico e é consumida como cigarro ou como fumo, em cachimbo.A cocaínaApresenta-se geralmente como um pó branco cristalizado, semelhante ao açúcar refinado, talco ou farinha de trigo. Quando colocada uma pequena quantidade desta substância na ponta da língua, sente-se gosto de remédio (éter ou iodo) e amortecimento local (língua anestesiada). É consumida através de aspirações pelo nariz ou por meio de injeções na veia.

SEGURANÇA COM AS CRIANÇAS

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
CUIDADO COM AS CRIANÇAS :
A vida em nossa cidade é cada dia mais agitada. Isso não pode implicar na falta de diálogo com nossos filhos. Converse muito com eles: é o melhor meio de prepará-los para uma vida adulta sadia e produtiva.Recomende às crianças:
1. Para não aceitarem convites de estranhos para passear em carros, entrar em casas, terrenos ou garagens, mesmo que atraídas pela promessa de doces, chocolates, sorvetes ou refrigerantes. Esse é um recurso bastante usado por maníacos, tarados e seqüestradores. Alerte-as para pedir ajuda a um poIiciaI
2. Oriente-os para irem e voltarem das aulas em grupos. Se puder, conduza seus filhos à escola ou entregue-os a pessoas de sua confiança. Uma boa pedida é que vizinhos ou parentes se revezem na tarefa, semanalmente.
3.Tudo na vida tem sua hora, inclusive dirigir e pilotar automóveis e motos. Menor conduzindo veículos representa grande risco para si próprio, para os pais e para terceiros, principalmente se vier a envolver-se em acidentes
Imagem: (http://www.jangadeiroonline.com.br/) Acesse: (http://www.dicasetreinamento.com)

SEGURANÇA PARA A TERCEIRA IDADE

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
A grande maioria dos acidentes que ocorrem dentro de casa envolve pessoas idosas. Por isso, previna-se com os seguintes cuidados: 1) Utilize tiras antiderrapantes no fundo de banheiras e sobre o piso dos boxes dos chuveiros para evitar queda e acidentes. 2) Tanto o piso quanto os tapetes e tiras de borracha devem ser esfregados frequentemente, pois o acúmulo de resíduos pode torná-los escorregadios. 3) Não deixe sabonetes e vidros de shampoo no piso do box ou da banheira. 4) Se possível, instale pisos antiderrapantes em cozinhas, banheiros e áreas de serviço. 5) Instale barras de apoio junto ao vaso sanitário e aos boxes dos chuveiros. 6) Mantenha tacos e carpetes bem colados ao piso. 7) Instale corrimão em todas as escadas e fitas antiderrapantes na beirada de cada degrau. Não deixe tapetes soltos nas escadas. 8) Móveis como camas, poltronas e cadeiras devem ser sólidos e seguros. 9) Não deixe fios (elétricos, de telefone, etc) soltos ou estendidos em áreas de passagem. A fiação deve estar sempre embutida. 10) Mantenha a iluminação adequada em banheiros, escadas de acesso, garagens e depósitos. 11) Números de telefones (polícia, bombeiros, parentes e vizinhos) devem estar próximos do telefone Fonte: (http://www.factor-segur.pt/) Imagem:(http://www.studiodpi.com.br/)

SEGURANÇA NA INTERNET

ESTEJA ALERTA PARA MENSAGENS FRAUDULENTAS
CONSELHOS Todos os dias somos inundados com mensagens de e-mail fraudulentas e outras formas de correspondência onde desconhecidos nos propõem excelentes acordos financeiros ou pretensos prémios de loteria, que não são mais do que esquemas com o intuito claro de burlar o receptor da mensagem.As mensagens são enviadas a partir de direcções eletrónicas falsas (tais como o nome de uma grande companhia “”) com o objectivo de obter informações confidenciais. Esta “prática” é denominada de “Phishing”. Exemplos desta prática: cliques em sites falsos, propostas de melhorias de segurança, etc. As mensagens podem ser também enviadas sob a forma de fax ou carta (as denominadas “Cartas da Nigéria”). A empresa de seguros, atenta a este fenómeno e porque se preocupa com o bem-estar e segurança dos seus parceiros e clientes, avisa e aconselha: Na maior parte dos casos, a mensagem fraudulenta apela a uma ação urgente; Nunca forneça quaisquer dados pessoais ou elementos de carácter financeiro; Nos casos “mais sofisticados”, o falso web site pode parecer-se muito com o original que pretende defraudar; Se tiver dúvidas acerca da veracidade de um determinado documento aparentemente emitido por uma empresa, não responda à mensagem sem antes confirmar junto da empresa através de telefones se o e-mail é verídico, tais procedimentos são feitos pelos hackers de clonar páginas de banco e orgãos oficiais do governo federal, estadual e municipal, sempre entre em contato com a empresa para ver a veracidade da informação
Tenha sempre um bom anti vírus e dê preferência aos anti vírus pagos pois os gratuitos nem sempre fornecem um serviço completo de segurança, os pagos são monitorados e sempre lhe informam dos sites mal intencionado e softwares não seguros.

SEGURANÇA NO TRABALHO

PREVINA OS ACIDENTES DE TRABALHO
CONSELHOS Faça com que o seu local de trabalho seja confortável, propiciando assim mais estímulo e um maior cuidado com as actividades mais perigosas; Procure organizar o local de trabalho, ou seja, deixe os objectos nos seus devidos lugares e bem guardados. Isso impede as improvisações, diminuindo os acidentes; Esteja sempre informado quanto aos riscos e cuidados que envolvem as suas actividades e as formas de protecção disponíveis para diminuir esses riscos; Participe em atividades e cursos de prevenção de acidentes sempre que a empresa os promover; Procure aplicar as medidas e dispositivos de prevenção de acidentes de trabalho; Sugira à empresa palestras e cursos sobre prevenção de acidentes; Em caso de acidente, e se houver sangramento, tente estancar a ferida e encaminhar o ferido imediatamente para o pronto-socorro. Se houver amputação, leve o órgão amputado juntamente com a vítima, tente envolvê-lo em gelo para garantir a possibilidade de reimplante; Se trabalha com máquinas nunca retire as protecções do seu corpo enquanto as está a utilizar. Todos os anos, em Portugal, cerca de 2500 trabalhadores são vítimas de amputação; Se trabalhar muitas horas sentado, mantenha uma postura adequada. Faça pequenas paragens em cada 2 horas; No seu local de trabalho use sempre a proteção individual recomendada. Se acha que é incómoda ou desajustada, informe.-se com os responsáveis da segurança do trabalho da empresa.
Fonte: (www.factor-segur.pt)

SEGURANÇA NO LAR

EVITE OS ACIDENTES DOMÉSTICOS
EVITE INTOXICAÇÕES Guarde os artigos de limpeza, medicamentos e cosméticos fora do alcance das crianças; Todos os produtos devem ser devidamente identificados. Se os rótulos estiverem danificados, providencie novas maneiras de identificação; Deite fora os medicamentos que estão fora do prazo. Despeje os líquidos na sanita e puxe a descarga. Dissolva os comprimidos e faça o mesmo; Não deixe que as suas crianças brinquem com cosméticos. Um produto que é inofensivo num adulto, pode trazer graves malefícios numa criança; No caso de ingestão de qualquer produto, consulte logo o médico; Destine um armário em casa para os medicamentos e mantenha-o, sempre, fechado à chave, nunca deixando a chave na fechadura; Nunca transfira um produto de limpeza para uma embalagem de água ou refrigerante. Mantenha sempre estes produtos na embalagem original com a rotulagem apropriada e os fechos de segurança operacionais.

SEGURANÇA NA ESCOLA

A SEGURANÇA É NOSSA RESPONSABILIDADE
CONSELHOS O seu filho estará em segurança se se cumprirem as seguintes regras: Para os pais: Conheça o seu horário escolar; Conheça os percursos que o seu filho utiliza de ida e volta para a escola; Conheça os nomes e contactos dos seus colegas e amigos; Conheça os locais onde o seu filho costuma brincar; Se leva as crianças à escola no seu carro, não as deixe atravessar a rua sozinhas: se tiver espaço, pare junto à entrada da escola; se não, atravesse a rua com a criança; Ensine as crianças a atravessar a rua correctamente e a fazê-lo apenas na passadeira. Se estas não existirem, ensine-o a olhar para a esquerda e para a direita antes de atravessar; Explique aos seus filhos o significado dos sinais luminosos e nunca atravesse com as crianças quando o sinal vermelho para os peões estiver aceso. Para os filhos: Não aceitar boleias de desconhecidos; Não mostrar que trazem dinheiro ou outros valores; Não aceitar guloseimas, dinheiro ou outras ofertas de desconhecidos; Não alterar os percursos de ida e volta da escola; Nos transportes públicos não colocar a carteira no bolso de trás; Não brincar em zonas desertas ou com pouco movimento; Informar os pais sobre quaisquer contactos ou informações pela parte de estranhos; Pedir ajuda de imediato em caso de necessidade e se for necessário grite; Procurar conhecer o agente policial da sua zona e falar com ele.
Imagem: (http://www.jangadeiroonline.com/) Acesse: (http://www.dicasetreinamento.com)

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

A PREVENÇÃO É A MELHOR MEDIDA
NA RUA Atravesse as ruas com atenção, observe donde vêm os carros e se o semáforo está verde; Atravesse sempre na passadeira; Ande sempre no passeio. Se não houver passeio, caminhe no sentido contrário ao tráfego para ter uma melhor visão dos veículos; Use roupas claras (ou um sinal luminoso) quando andar a pé à noite, garantindo assim que os automobilistas o vêem; Não deixe as crianças a brincar sozinhas. Elas distraem-se facilmente e não têm noção do perigo; Atrás de uma bola pode aparecer uma criança, mas, atenção, nem todas as crianças que aparecem subitamente na estrada vêm precedidas de sinal; Não circule demasiado perto de uma fila de veículos: de entre eles pode surgir uma criança; Reduza a velocidade onde existem crianças, principalmente perto de escolas, parques infantis e zonas residenciais; Com chuva, os peões, e, sobretudo as crianças, têm tendência para andar mais depressa ou mesmo correr, levar o guarda-chuva muito inclinado ou cabeça baixa o que lhes dificulta a visibilidade. Esteja preparado para estas situações; Ao cruzar ou ultrapassar um veículo de transporte público parado, para saída ou entrada de passageiros, reduza a velocidade, pois pode surgir um peão a atravessar inadvertidamente por trás ou pela frente do veículo; Não é aconselhável fazer uma grande refeição antes da partida, já que a digestão será pesada e pode dificultar a condução. As bebidas alcoólicas, como é óbvio, estão proibidas; Explique ao seu filho que antes de atravessar uma rua, sem semáforos, deve olhar para a esquerda, depois para a direita e novamente para a esquerda antes de atravessar.

29 de jul. de 2009

CÓDIGO DE OCORRÊNCIA

Código de Ocorrência:
  1. Acidente Pessoal
  2. Acidente s/ vítima
  3. Acidente c/vítima
  4. Atropelamento
  5. Afogamento
  6. Desabamento
  7. Incêndio
  8. Inundação
  9. Apoio à autoridade
  10. Auxílioa público
  11. Parturiente
  12. Enconto de cádaver
  13. Débil Mental
  14. Menor abandonado
  15. Menor infrator
  16. Objeto encontrado
  17. Animal perigoso
  18. Agressão
  19. Lesão corporal
  20. Homícidio
  21. Tentativa de homícidio
  22. Suícidio
  23. Tentativa de suícidio
  24. Omissão de socorro
  25. Em perigo
  26. Rapto
  27. Sequestro
  28. Estupro
  29. Furto Simples
  30. Furto qualificado
  31. Furto de automóvel
  32. Furto de estabelecimento
  33. Furto de residência
  34. Roubo
  35. Tentativa de roubo
  36. Roubo de automóvel
  37. Roubo de estabelecimento
  38. Roubo à residência
  39. Latrocínio
  40. Automóvel localizado
  41. Dano depredação
  42. Fraude
  43. Desordem
  44. Pertubação
  45. Embriaquez
  46. Desacato
  47. Atentado ao pudor
  48. Disparo de arma de fogo
  49. Infração de trânsito
  50. Elemento suspeito
  51. Contrabando
  52. Crime contra a ecologia / população
  53. Entorpecente
  54. Terrorismo
  55. Violação de domícilio
  56. Nada consta
  57. Tentativa de furto

28 de jul. de 2009

INSTRUÇÕES DE SEGURANÇA PESSOAL

DICAS DE SEGURANÇA
CAMINHANDO
Observe o que acontece ao redor (atenção 360 graus).Mantenha sempre 20 metros de distância de um elemento suspeito e observe as mãos dele (geralmente escondidas nos bolsos).
Se tiver que grita, não use ''socorro'' porque faz as pessoas ao redor recuarem, pois fica claro que há perigo. Grite o nome de alguém como ''Paulo''.O bandido achará isso incomum e pensará haver mais pessoas com a vítima.
Mude de calçada e observe o compartamento do suspeito.
Nunca desmonstre estar procurando um endereço. Use óculos escuros, ande rápido e no centro da calçadae, se puder, contra o sentido do trânsito (para perceber algum veículo suspeito). Mantenha a bolsa à frente do corpo.
ABASTECIMENTO NO POSTO Evite ir à noite.Observe, antes de entrar, s há movimentação estranha, como funcionários parados e nervosos.Se desconfiar de algo, não entre.
NO CAIXA ELETRÔNICO
Nunca use caixas eletrônicos à noite. Só use caixas em mercados, shoppings e outros locais com seguranças e público.
FAZENDO EXERCÍCIO Não use fones de ouvido ou algo que distraia a sua atenção. Mantenha-se distante de carros estacionados, arbustos e áreas mal iluminadas.
Não pare para dar informações nem se aproxime de carros. Indique um posto policial. Se sentir que deve responder, faça isso em movimento.
NO ESTACIONAMENTO O carro não deve conter adesivos que identifiquem onde você trabalha, estuda ou faz ginástica. Nunca fique dentro do carro estacionado. Ao entrar no veículo, dê a partida e só então ponha o cinto, ajuste o rádio, etc.
Nuca se aproxime se supreender alguém mexendo no seu carro.
Se, ao retornar ao carro, você observar um ''defeito'' que impeça o motorde funcionar, chame o socorro de sua confiança, pois alguém pode ter criado o ''defeito'' para ''ajudar'' você.
PARANDO NO SINAL A faixa central é a mais segura, pois o bandido ataca pelas calçadas ou pelo canteiro central. As primeiras fileiras são visadas para roubos de carro, as últimas para furtos de objetos.
DICA: Se o sinal estiver no amarelo ou vermelho venha reduzindo até que ele ande bem devagar ma sem parar, isto dá tempo para mudar o sinal para o verde e você avançar, evitando assim de parar no sinal, nunca fure o sinal além de ser uma infração de trÂnsito, você está pondo em risco a sua vida e de terceiros, este método é muito usado durante à noite.
Evite compras no sinal. Mesmo que o vendedor, não seja ladrão, você se distrai, abre o vidro e se expõe ao perigo.
Se suspeitar de algo, fique ''colado'' na lateral do carro à esquerda, não deixando espaço para abordagens.
DICA: Se o seu veículo tem ar-condicionado ou ar frio e quente, ande com os vidros sempre fechado, isto impossibilitará de aproximação estranhas e abordagens.
ALGUEM SEGUINDO Se notar algum suspeito, entre numa loja pouco comum (homens lojas de lingiere e mulheres em lojas de pesca, por exemplo). Se o suspeito entrar ou ficar do lado de fora, é provável que você esteja sendo seguido.
NAS COMPRAS Evite carregar muitos pacotes ou sacolas, para não ter as duas mãos ocupadas. Sacolas de compras devem ser carregadas junto ao corpo e do lado de dentro das calçadas. DICA: Não ter as duas mãos carregadas impossibilita de você fazer uma ligação de emergência, e até mesmo de correr.
PEGANDO TÁXI Use somente os serviços de táxi dos pontos ou cooperativas cadastrados. Grave sempre ao entrar no veículo o prefixo do táxi, ou placa.
DIRIGINDO Ocorrendo uma ''batidinha'' leve na traseira do seu carro, observe pelo retrovisor as pessoas que estão no veículo de trás. Se desconfiar, NÃO pare. Sinalize com as mãos para fora ou ligue o alerta para que que o motorista o siga até um lugar em movimento, dê preferencia a um posto de gasolina ou lugar de bastante movimentação como estacionamento de supermercados ou lojas. Se a intenção era assaltar, a pessoa não vai seguir. Se isso ocorrer à noite, não pare. Por mais deshumano que pareça, não pare para ajudar alguém à noite ou em locais de pouco movimento. Telefone para 190 e informe o local onde está a pessoa que necessita ajuda. Não deixe de ajudar, mas NÃO pare. Ao passar lombada, verifique, antes de reduzir a marcha, se há pessoas estranhas e deixe distância suficiente do veículo à frente para poder desviar caso ele pare para bloquear o seu veículo, você terá mais chances de fuga.

O GLADIADOR


VÍDEO DE MOTIVAÇÃO 


O PODER DO GUERREIRO


VÍDEO DE MOTIVAÇÃO 

27 de jul. de 2009

ORAÇÃO DE PROTEÇÃO

                                                          ORAÇÃO DE PROTEÇÃO

Senhor quando eu sair de casa para o serviço faça com que eu volte sã e salvo. Enquanto eu protejo outras pessoas e patrimônio, por favor, proteja o meu patrimônio e minha família. Não deixe que um projétil traiçoeiro me atinja, nem que eu seja instrumento para as injustiças nos momentos difíceis e diante da morte. Não deixe que eu caia em desespero, pois sou humano imortal, forte para que eu possa inspirar confiança, esperança e força aos desamparados. Nos momentos dos meus erros o Senhor fique do meu lado, pois todos os demais por mais pecadores que sejam estarão contra, daí-me força e sabedoria para auxiliar os desesperados e fé para não desistir diante de uma vida que se acaba. AMÉM

ORAÇÃO DO VIGILANTE


                                                          ORAÇÃO DO VIGILANTE

Meu Senhor e meu Deus eu venho a Ti neste momento agradecer pela minha profissão de vigilante. Reconheço que foi Tua bondade e amor que me capacitaram profissionalmente para me sustentar e prosperar minha vida. Venho a Ti nesta hora, entregar em tuas mãos a minha vida familiar e minha profissão. Senhor proteja-me com tuas mãos poderosas e que os Teus anjos estejam comigo. Dá-me Senhor, sabedoria, amor pelo meu dever e equilíbrio emocional. Tira de mim toda auto-suficiência, todo medo e insegurança e que eu possa transmitir paz, segurança e honestidade a todos que precisarem de mim, inclusive a minha família e meus amigos. Senhor que eu possa ter habilidade para defender, livrar e ajudar todos os que vierem a precisar de mim e que eu possa confiar mais em Ti do que na arma que carrego junto ao meu corpo, mas se vier a precisar dela Senhor, peço Tua direção e proteção. Venho também Lhe pedir um coração cheio de fé e coragem para superar meus limites e minhas dificuldades interiores e exteriores e declaro com todo o meu coração que Tu és meu único Senhor e Salvador e que minha vida está sempre em tuas mãos. Em nome de Jesus que vence todo o mal. AMÉM !

Autor: desconhecido

Click abaixo e assista o vídeo com a ORAÇÃO DO VIGILANTE.

A TONFA NO BRASIL

Defesa Milenar - Originalmente confeccionada em madeira, a Tonfa traz da antiga China suas melhores formas de utilização. Chamada suas melhores formas de utilização.Chamada de Tonkuwa, na antiga língua chinesa, a Tonfa era empregada como uma ferramenta agrária. A época, o imperador japonês confiscou todas as armas que estivessem em mãos de chineses para evitar rebeliões contra o Japão. Assim, sem quaisquer outros meios de defesa, os habitantes da ilha de Okinawa foram os primeiros a utilizar a Tonfa como arma contra os ocupantes japoneses. Reza história que um jovem agricultor, ao ser agredido em praça pública pelos ocupantes japoneses não teve outra escolha a não ser utilizar-se da Tonfa para se defender contra os ataques do Nunchaka: já que havia próximo dali várias lavradora chinesas que batiam arroz para tirar a casca, o jovem chinês sem ter como se defender não teve outro modo tomou a Tonfa das mãos de uma delas e conseguiu se livrar do ataque. A partir daí, ao pensamento sobre o acontecido, os grandes Mestres de artes marciais passaram a desenvolve várias técnicas com a Tonfa e também utilizando outras tantas ferramentas agrícolas, tais como a vara longa, o tridente e a enxada, além dos remos dos barcos de pescadores e até mesmo o Nunchalo. Foi essa basicamente, a razão pela qual a Tonfa passou a ser apreciada de modo positivo pelas grandes artes marciais tais como o Kung-fu, o Tae-Kwon-Do, o Karatê e outras. COMO TONFA ENTROU PARA A SEGURANÇA Após o final da 2º Guerra Mundial, muitos mestres de artes marciais imigraram para os EUA, onde passaram a divulgar suas milenares e diferenciadas técnicas orientais. Contudo, passaram-se muitos anos até que a Tonfa finalmente ganhasse a admiração dos norte-americanos, acabando por ganhar um novo nome, um novo manete e, devido à avançada tecnologia daquele país, um material mais resistente do que a madeira. Os estadunidenses passaram então admirar a Tonfa e suas múltiplas utilizações. Desse modo, eles deixaram de lado o cassetete, termo que designa o instrumento cuja, denominação original é casse-tête (vocábulo de origem francesa), aperfeiçoaram o manete o qual que era liso e confeccionaram a Tonfa em materiais sintéticos de alta resistência mecânica como, por exemplo, e principalmente a fibra de carbono. Assim, em 1970, a Tonfa passou a ser conhecida nos EUA, recebendo finalmente naquele país ocidental o nome carinhoso de Monadnock sob o qual a Tonfa efetuou, pelas mãos de norte-americanos, seus primeiros passos no mundo da Segurança, sendo eles então os primeiros a utilizá-la com tal intuito. Nos anos 80, a Tonfa passou também a ser divulgada em alguns países da Europa, tais como a Inglaterra, Alemanha, Dinamarca e França, sendo este último o país que mais levou a sério o assunto: tratou a Tonfa como arma, instituiu leis para a sua utilização e criou até um porte. Hoje na França, existe a Federação Internacional de Tonfa. Lá são ministrados vários tipos de cursos de manejo. A necessidade desse tratamento rigoroso para com a Tonfa dá-se por sua eficiência, como também pelos danos causados por sua possível má utilização. Se cair em mãos erradas, pode levar um inocente à morte. Ao dificultar sua aquisição e seu porte sem habilitação, muitos problemas são evitados na França. Contudo, como poderia inicialmente parecer, as técnicas com Tonfa utilizadas em artes marciais não têm utilidade na Segurança Pública e Privada, pois tais técnicas são especialmente desenvolvidas para cada tipo de Luta. O dia-a-dia da Segurança é bem diferenciado, já que existem certos tipos de ocorrências, tais como conflitos, desocupação de terras, tumultos em estádios, agressões a pauladas, chutes, facadas e etc. em que nada adiantaria utilizar as técnicas exclusivas das Artes Marciais. Em alguns poucos países da Europa, Armas de Fogo são empregados por Policiais apenas em operações especiais, já que entendem que, para o policiamento ostensivo diário, lá não há a necessidade de uso delas, sendo muito prático deter um indivíduo com a Tonfa ao invés de precisar utilizar disparos de Arma de Fogo as quais, em mãos destreinadas, podem vir atingir inocentes. Vale lembrar que os Policiais que empregam a Tonfa em tais países são altamente treinados para isso. Por nossos conhecimentos de Artes Marciais e muitos anos de dedicação a Segurança Pública e Privada, envolvemo-nos em vários estudos e tipos de treinamento com a Tonfa, tirando disso um grande proveito para o dia-a-dia da Segurança em nosso país, já que foram desenvolvidas técnicas seguras e avançadas, adequadas à nossa realidade. Verificou-se que, em nossos acontecimentos atuais, o cassetete deixava muito a desejar, principalmente para os elementos pertencentes à Segurança Privada, os quais por força da lei não podem portar algemas. Assim, eram distribuídas várias ‘’ cacetadas ‘’ e o infrator passava de vítima, algo que ainda acontece, e muito. A Tonfa, por sua vez, propícia os seus portadores defesas e imobilizações eficientes, comprovadas pela utilização mundial de tal artefato, durante muitos anos, por parte de vários usuários devidamente habilitados e plenamente satisfeitos com os bons resultados por eles obtidos. A TONFA NO BRASIL E O MÉTODO VASQUES Ao vir para o Brasil o que aconteceu somente em 1985, a Tonfa teve que ser adaptada aos padrões de altura dos brasileiros já que, na época, não existiam Tonfas de fabricação nacional. As Tonfas importadas tinham proporções muito maiores do que as atualmente aqui fabricadas, medindo 80 centímetros de comprimento. A estatura média do norte-americano é muito maior do que a do brasileiro padrão. Para ficar adequada ao manuseio, ela deve ser alongar-se 80 centímetros mais, em seu comprimento, em relação ao cotovelo do portador. A Tonfa norte-americana, por sua vez, impossibilita alguns movimentos para os brasileiros. Após a adequação por nós efetuada, ela passou a ter aproximadamente 58 centímetros, sendo 13 de uma extremidade ao manete, e 41 centímetros do manete à outra extremidade. Historicamente, o primeiro estudo de emprego da Tonfa no Brasil foi encomendado para a FEPASA, porém não tendo à época grande apreciação da diretoria daquele Órgão. Contudo, logo depois o Metrô de São Paulo passou a utilizá-la, seguido por alguns outros usuários, como por exemplo, empresas voltadas ao mercado de Segurança Privada e também por Polícias Militares e Guardas Municipais de todo o Brasil. Quanto ao Método Vasques de Tonfa, ele foi criado a fim de ensinar aos portadores de Tonfa e Empresários da Segurança o modo correto de utilizá-la. Sabemos que hoje, no Brasil, a Tonfa faz parte do equipamento de trabalho de Policiais, guardas municipais, seguranças pessoais, guarda-costas e vigilantes. O que, porém, não é passado a estes profissionais é que a Tonfa é apenas um instrumento auxiliar de defesa, altamente perigoso e, se empregado incorretamente, pode causar lesões gravíssimas ou até mesmo levar a pessoa atingida à morte. Este método é o único no Brasil com patente registrada, e há uma razão para isso: um produto patenteado é mais fácil de ser fiscalizado. O método adverte sobre os pontos vitais do corpo humano de forma consciente e eficaz, não havendo necessidade de se ser perito em anatomia para saber onde não se deve ou não se pode bater com a Tonfa e isto é plenamente esclarecido durante o transcorrer do curso. Tivemos, em todos esses anos, oportunidade de visitar várias Corporações, Órgãos e empresas que utilizam a Tonfa, e acabamos por levar uma péssima impressão disso, pois os profissionais, durante ocorrências, acabam se auto-agredindo, perdendo suas Tonfas e deixando de utilizá-las por não saberem como, achando ainda que seja mais fácil atirar do que utilizá-la. È importante ressaltar também que, em conflitos, muitos colegas perderam a Tonfa e tiveram que pagar outra para a Corporação ou empresa. Em outros lugares, os profissionais utilizam a Tonfa pela extremidade, com efeito ‘’martelo’’, e a acabam também por pedê-la, por vezes apanhando com seu próprio instrumento de trabalho. Outros apenas a portam no cinturão, não sabendo nem mesmo qual é o seu nome correto! Exemplos vivos têm aqui mesmo no estado e na cidade de São Paulo: em quantas manifestações urbanas pudemos ver a Polícia perdendo seus instrumentos e, às vezes, ainda apanhando com eles? As Guardas Municipais também são vítimas de tal tipo de acontecimento, principalmente ao lidar com os chamados ‘’marreteiros’’. Paralelamente, tem acontecido de vários instrutores de defesa pessoal estarem se apresentando como Mestres-Educadores de Tonfa, mas isto é uma grande inverdade, pois as técnicas por eles utilizadas geralmente deixam muito a desejar, já que na hora ‘’H’’, não funcionam e geram problemas. Se o portador não souber ao menos empunhar a Tonfa de forma correta, seu conhecimento é zero. Em tais casos deve haver, necessariamente, um treinamento prático e quando a isso nos referimos, pautamos pela seriedade, já que não se aprende a utilizar a Tonfa em duas horas. Roberto Vasques de Santana Treina artes marciais desde os 12 anos, sendo formado em Karatê Okinawa pela academia Reis do Ringue através do mestre Manoel Torquato. Mestre de Judô, Kickboxing e Full Contact, é também professor de Kum-Bo-Tae, instrutor de Tiro Prático e no Tiro Olímpico e instrutor de Defesa Pessoal. Criador do Método Vasques de Tonfa, trabalha na área de segurança desde 1980. È proprietário da Ferkaw – Centro de Instrução. Fonte: Revista MAGNUM edição OUT/NOV 2001 páginas 48,49 e 50.

25 de jul. de 2009

HORAS EXTRAS SOBREAVISO.

Horas extras - sobreavisoDireito Individual do Trabalho
O fato de o empregado portar telefone celular, com possibilidade de ser acionado, não caracteriza, por si só, o regime legal do sobreaviso, conforme é o entendimento do Tribunal Superior do Trabalho.Na realidade, o que é capaz de caracterizar o trabalho em regime de sobreaviso é o fato de o empregado, em determinado período de tempo, ser obrigado a permanecer em sua residência, aguardando eventual chamado para realizar serviços imprevistos. Note-se que é preciso que esse estado de expectativa seja obrigatório, ou seja, um dever perante o contrato de trabalho, que não permita que o empregado possa dedicar-se a outros interesses. Desta forma, estará caracterizado o regime de sobreaviso e será devida a remuneração à base de um terço da hora normal, nos termos do parágrafo 2º, do art. 244 da CLT.Fonte: Orientação Jurisprudencial nº 49 da SDI-1 do TST.

CÓDIGO INTERNACIONAL Q. - completo

O Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas e trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo. Porém códigos Q foram criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregado depois da introdução transmissões por voz. Para evitar confusão, sinais de chamadas têm sido freqüentemente limitados a restringir sinais começando com "Q" ou tendo uma seqüência de três Q embutidos. Últimos desenvolvimentos O código Q original foi criado aproximadamente em 1909 pelo governo britânico, como uma "lista de abreviações... preparadas para o uso dos navios britânicos e estações costeiras licenciadas pela Agência postal geral". O código Q facilitou a comunicação entre operadores de rádios marítimos que falam línguas diferentes, por isso sua rápida adoção internacionalmente. Um total de quarenta e cinco códigos Q aparecem na "lista de abreviações para serem usadas na radiocomunicação", que foi incluída no serviço de regulamentação anexo à Terceira convenção internacional de radiotelegrafia. A convenção aconteceu em Londres e foi assinada em 5 de julho de 1912, tornando-se efetiva em 1 de julho de 1913. Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços
Código Q
QAP Está na escuta?

QAM Qual é a condição meteorológica?
QRA Qual o nome operador?

QRB A qual distância aproximada você está da minha estação?
QRC Que organização particular (ou administração estadual) liquida as contas de sua estação?

QRD Aonde vai e de onde vem?
QRE A que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar)

QRG Qual é minha freqüência exata (ou freqüência exata de...)?
QRH Minha freqüência varia?
QRI A tonalidade de sua estação é: 1.Boa 2.Variável 3.Ruim
QRJ Quantas chamadas rediotelefônicas você tem para despachar?

QRK A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é: 1.Ruim 2.Pobre 3.Razoável 4.Boa 5.Excelente
QRL Você está ocupado? Estou ocupado (ou ocupado com...). Favor não interferir

QRM Sofre interferência: 1.Nulas 2.Ligeira 3.Moderada 4.Severa 5.Extrema
QRN Estou sendo perturbado por estática: 1.Não 2.Ligeiramente 3.Moderadamente 4.Severamente 5.Extremamente

QRO Devo aumentar a potência do transmissor?
QRP Devo diminuir a potência do transmissor?
QRQ Devo transmitir mais depressa?
QRR Está pronto para operação automática?

QRS Devo transmitir mais devagar?
QRT Devo cessar a transmissão?

QRU Tem algo para mim?
QRV Está preparado?

QRW Devo avisar a... que você o está chamando em ... KHz(ou...MHz).
QRX Quando você chamará novamente?

QRY Qual a minha ordem de vez? (Refere-se a comunicação)
QRZ Quem está me chamando?

QSA A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é: 1.Apenas perceptível 2.Fraca 3.Satisfatória 4.Boa 5.Ótima
QSB A intensidade de meus sinais varia?

QSC Sua embarcação é de carga?
QSD Minha manipulaçõa está defeituosa?

QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento?
QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância).

QSG Devo transmitir ... telegramas de uma vez?
QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico?

QSI Não consegui interromper a ... (indicativo de chamada).
QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna / pagamento ?

QSK Pode ouvir-me entre seus sinais, em casa afirmativo, posso interromper sua transmissão?
QSL Pode acusar recebimento?

QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)?
QSN Escutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)?

QSO Pode comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com...?
QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...?

QSQ Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo?

QSR Devo repetir a chamada na freqüência de chamada?

QSS Que freqüência de trabalho você usará?

QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo...?

QSV Devo transmitir uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)?

QSW Vai transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...)?

QSX Quer escutar a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)?

QSY Devo transmitr em outra freqüência?

QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez?

QTA Devo cancelar o mensagem número ...?

QTB Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras; vou pedir a primeira letras ou dígito de cada palavra ou grupo.

QTC Quantos recados para transmitir?

QTD O que recolheu o barca ou a aeronave de salvamento? 1.... (identificação) recolheu: 2.... (número) sobreviventes. 3.... restos de naufrágio. 4.... (número) de cadáveres

QTE Qual a minha orientação com relação a você? ou Qual a minha orientação com relação a ... (indicativo de chamada) Sua orientação verdadeira com relação a mim é... grau as... horas ou A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada) era de ... grau as ... horas.

QTF Quer indicar a posição de minha estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações refiogoniométricas que você controla?

QTG Quer transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?

QTH Qual é seu local endereço posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)?

QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO?

QTJ Qual a sua velocidade (refere-se à velocidade de um navio ou aeronave com relação à água ou ar, respectivamente).

QTK Qual a velocidade de sua aeronave com relação à superfície terrestre?

QTL Qual o seu rumo VERDADEIRO?

QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO?

QTN A que horas saiu de ... (lugar)?

QTO Pode comunicar-se com minha estação por meio de código internacional de sinais?

QTR Qual é a hora certa?

QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz)?

QTT O sinal de identificação que segue se sobrepõe à outra emissão.

QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação?

QTV Devo fazer escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas?

QTW Como se encontra os sobrevivente?

QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo até que eu o avise(ou até às... horas)?

QTY Você está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo, quando espera chegar?

QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços).

QUA Tem notícias de ... (indicativo de chamada)?

QUB Pode dar-me na seguinte ordem, informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície; visibilidade; condições meteriológicas atuais; quantidade, tipo e altura das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)?

QUC Qual é o número (ou outra estação) da última mensagem qe você recebeu de mim ou de ... (indicativo de chamada)?

QUD Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?

QUE Pode usar telefonia tem ... (idioma) por meio de intérprete, se possível, em quaisquer freqüência?

QUF Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?

QUH Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?

QUI Suas luzes de navegação estão acesas?

QUJ Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar a você (ou ...)?

QUK Pode me informar as condições do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)?

QUL Pode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)?

QUM Posso recomeçar tráfego normal?

QUN Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas ou (nas proximidades de ... latitude e ... longitude) ou (nas proximidades de ... ) favor indicar rumo VERDADEIRO e velocidade.

QUO Efetue busca de: 1.aeronave 2.navio 3.embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação).

QUP Quer indicar sua posição por meio de: 1.refletores 2.rastro de fumaça 3.sinais pirotécnicos?

QUQ Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso?

QUR Os sobreviventes: 1.Receberam equipamentos salva-vidas? 2.Foram recolhidos por embarcação de salvamento? 3.Foram encontrados por grupo de salvamento de terra?

QUS Você avistou sobreviventes ou destroços? Em caso afirmativo, em que posição? Avistei: 1.sobreviventes na água; 2.sobreviventes em balsas; 3.destroços na latitude ..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação).

QUT Foi marcado o local do acidente? A posição do acidente está marcada por: 1.balsa flamígena ou fumígena; 2.bóia; 3.produto corante; 4.... (especificar qualquer outro sinal)

QUU Devo dirigir o navio ou aeronave para minha posição?
QUW Você está na área de busca designada como ... nome da zona ou latitude e longitude) ?

QUY Foi marcada a posição da embarcação de salvamento? A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por: 1.baliza flamígena; 2.bóia; 3.produto corante; ...(especificar qualquer outro sinal).
TKS - Agradecer pela informação ou serviço prestado ?
ALFABETO FONÉTICO USADO NA RÁDIO COMUNICAÇÃO
Embora aumente o tempo de transmissão, o alfabeto fonético se destina a dar a precisão necessária em certos tipos de comunicação, como no caso de transmissão de letras e de nomes pouco comuns
Alfabeto Fonético
A- Alfa, B- Bravo, C- Charlie, D- Delta, E- Echo, F- Foxtrot, G- Golf, H- Hotel, I-índia, J- Juliet, K- Kilo, L-Lima, M-Mike, N-November, O-Oscar, P-Papa, Q- Quebec, R-Romeo, S-Siera, T-Tango,
U-Uniform, V-Victor, X-Xingu, Y-Yankee,W -Wiskey.
Numerais:
0 – Negativo, nulo.1. Primo, 2. Segundo.3. Terceiro.4. Quarto.5. Quinto.6. Sexto, meia, meia dúzia.7. Sétimo.8. Oitavo.9. Nono
Operações com telefone, radiofonia e central de rádio:Na operação com aparelho telefônico o profissional de segurança obedecerá aos procedimentos de atendimento adotados pela empresa, sem utilizar código “Q”.No tocante à radiofonia e central de rádio o ideal é que a operação seja breve e precisa, devendo sempre que possível codificar as mensagens, empregando o padrão universal de comunicação (código “Q” e Alfabeto Fonético Internacional).

DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE Portaria 387/2006

LEGISLAÇÃO / NORMAS
DIREITOS E DEVERES DO VIGILANTE Portaria 387/2006MINISTÉRIO DA JUSTIÇADEPARTAMENTO DE POLÍCIA FEDERALPORTARIA No. 387/2006 - DG/DPF, de 28 de AGOSTO de 2006Direitos Art. 117. Assegura-se ao vigilante: I - o recebimento de uniforme, devidamente autorizado, às expensas do empregador; II - porte de arma, quando em efetivo exercício; III - a utilização de materiais e equipamentos em perfeito funcionamento e estadode conservação, inclusive armas e munições; IV - a utilização de sistema de comunicação em perfeito estado de funcionamento; V - treinamento regular nos termos previstos nesta portaria; VI - seguro de vida em grupo, feito pelo empregador; VII - prisão especial por ato decorrente do exercício da atividade. Deveres Art. 118. São deveres dos vigilantes: I - exercer as suas atividades com urbanidade, probidade e denodo; II - utilizar, adequadamente, o uniforme autorizado, apenas em serviço; III - portar a Carteira Nacional de Vigilante - CNV; IV - manter-se adstrito ao local sob vigilância, observando-se as peculiaridadesdas atividades de transporte de valores, escolta armada e segurança pessoal; V - comunicar, ao seu superior hierárquico, quaisquer incidentes ocorridos no serviço,assim como quaisquer irregularidades relativas ao equipamento que utiliza, emespecial quanto ao armamento, munições e colete à prova de balas, não se eximindo oempregador do dever de fiscalização

PERNIOSE: A FRIEIRA DE INVERNO

SAÚDE
A Perniose do inverno, está entre as ocorrências mais comuns, pois atingem principalmente a face, mãos, nariz e orelhas, que estão mais expostas ao frio. O aparecimento da Perniose, é uma resposta inflamatória anormal a baixas temperaturas, e como tal, está relacionada a exposição constantes ao frio e humidade. Clinicamente, observam-se nódulos que variam do vermelho ao violeta, que por vezes ulceram, e se distribuem, simetricamente nos dedos das mãos e pés, e, menos frequentemente, nos tornozelos, nariz e orelhas. Estas lesões habitualmente, provocam dor, sensação de ardência no local, e por vezes prurido. As lesões de Perniose solucionam-se lentamente, com duração de uma a três semanas, a menos que a exposição ao frio e à umidade continue. Como prevenção, recomenda-se o uso de vestimentas adequadas à estação e o aquecimento do ambiente. Outro detalhe importante é o reconhecimento das condições de tempo que podem predispor à lesão. Em alguns casos mais graves, o problema só é resolvido através do uso de medicamentos, portanto, procure sempre a orientação de um médico para tratar da enfermidade.

PF APRESENTA PROJETO DE SEGURANÇA PRIVADA

INFORMAÇÃO
O coordenador-geral da Comissão de Assuntos para Segurança Privada (CCASP) da Polícia Federal, delegado Adelar Anderle, foi ouvido no dia 20 de maio em audiência pública da comissão especial de segurança privada da Câmara Federal presidida pelo deputado Filipe Pereira (PSC-RJ).Adelar apresentou a versão final do projeto, que ainda será enviado ao ministro da Justiça, Tarso Genro. Além de vários deputados, a audiência foi acompanhada pelo secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, pelo presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores Vigilantes (CNTV), José Boaventura dos Santos, cerca de 100 dirigentes de sindicatos e federações de vigilantes de todos os estados do País. INTEGRAÇÃO: Segundo o delegado, o projeto '' busca trazer a segurança privada para junto da segurança pública''. Ele disse que '' estamos numa fase de reconhecimento da segurança privada, mas é preciso fazer a integração''. Hoje existem 3,1 mil empresas de vigilância, 33,6 mil agências bancárias, 5,9 mil carros-fortes e cerca de 1,7 milhão de vigilantes cadastrados. Destes trabalhadores 38% são empregados pelo setor público, informou o coordenador-geral da CCASP.Adelar criticou o '' bico '' dos policiais.''Os Pms são mortos mais em folga que em serviço'', comparou, dizendo que 68% das mortes ocorrem quando os policiais estão fazendo o '' bico ''. Ele também atacou a informalidade, defendendo um cadastro nacional da segurança privada. Para ele, '' a clandestinidade é um princípio da máfia ''. A versão final do projeto enfatiza, segundo o delegado, que '' a segurança privada é complementar à segurança pública''. Ele explicou que '' a idéia é incorporar o vigilante à condição de polícia privada''. QUESTIONAMENTOS O relator da comissão especial, deputado Professor Sétimo (PMDB-MA), salientou a importância da segurança privada e defendeu ouvir o secretário nacional de segurança pública, do Ministério da Justiça, e representantes dos trabalhadores e das empresa, visando aprofundar o debate na sociedade. '' Há avanços significativos no texto apresentado '', avaliouo deputado Eduardo Valverde ( PT-RO). Ele perguntou o delegado sobre '' a capacidade do projeto de gerar postos de trabalho''. Adelar respondeu que essa mudança não deverá reduzir empregos e sim abrir vagas, na medida que todo e qualquer transporte de valores seria realizado dessa forma. NOVAS AUDIÊNCIAS Após a audiência pública, foram aprovados vários requerimentos Valverde propôs ouvir diversas entidades sindicais e representativas, como a Contraf-CUT e a CNTV. O presidente da comissão ficou de realizar os agendamentos nos próximos dias. (Fonte: Contraf-CUT) PONTOS DISCORDANTES Para os representantes dos trabalhadores ainda existem muitos pontos discutíveis no projeto defendido pelo delegado da Polícia Federal, Adelar Anderle. Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Curitiba e Região, João Soares, esse projeto representa um retrocesso na história de luta dos trabalhadores, pois além de causar desemprego para os vigilantes do carro forte,precariza as condições de trabalho e de segurança destes profissionais. Fonte: Jornal Malaqueta

ADICIONAL DE 30% PARA VIGILANTES

INFORMAÇÃO
Acompanhado de representantes da Confederação Nacional dos Vigilantes, o presidente do PT no Distrito Federal, ex-deputado Chico Vigilante, reuniu-se, na manhã de quarta -feira 06/junho/2009, com o presidente do Senado, José Sarney, para discutir a votação de projeto que concede um adicional de periculosidade de 30% para os trabalhadores vigilantes.
Chico Vigilante pediu que o Senado vote, na forma como foi aprovado na Câmara dos Deputados. O projeto da Deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM) estabelece o Adicional de Periculosidade de 30% para Vigilantes e Empregados em Empresas de Transporte de Valores. Na ocasião, Sarney pediu que a secretária-geral da Mesa, Claudia Lyra, o informasse sobre o andamento do projeto, a fim de que seja submetido ao exame dos Senadores tão logo chegue da Câmara dos Deputados.
Informamos ao presidente do Senado que os vigilantes desempenham uma atividade muito penosa e de muito risco. Estamos saindo com a certeza de que o projeto andará rapidamente no Senado, porque o presidente Sarney disse que esse é um pleito mais do que justo.
De acordo com Chico Vigilante, já existe na lei trabalhista um precedente de concessão de adicional de periculosidade para os bombeiros civis que, no seu entender, correm riscos semelhantes aos dos vigilantes.
Nossa certeza agora é de que os Vigilantes vão ganhar. - afirmou ele ( Sarney) ao deixar o Senado.
PS: Durante anos, os Deputados e Senadores Federal pediram o seu voto, agora tá na hora de você cobrar a reciprocidade do seu parlamenta. Mande seu e-mail ou sua carta, SOLICITANDO QUE O SEU DEPUTADO E O SEU SENADOR VOTEM A FAVOR DESSE PROJETO DE LEI.
Fonte: Agência Senado
Matéria publicada: segurancaprivadadobrasil.blogspot.com

EMPREGADOR DEVE RESPEITAR INTERVALO INTRAJORNADA

DIREITO TRABALHISTA
O intervalo intrajornada é o descanso concedido dentro da própria jornada de trabalho. O art.71, da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determina a concessão do intervalo, o qual se destina à recomposição física do trabalhador, por intermédio da alimentação e do descanso. Na jornada de trabalho com até quatro horas diárias não existe obrigatoriedade para a concessão de intervalo, salvo disposição específica de lei ou norma coletiva de trabalho.Para a jornada diária superior a quatro horas e inferior a seis, o intervalo será de quinze minutos. Quando o trabalho for prestado por mais de seis horas contínuas, o intervalo para refeição e descanso será de uma hora, podendo estender-se até duas horas. Poré, o contrato de trabalho escrito, o acordo ou a convenção coletiva de trabalho poderão prever um intervalo superior a duas horas, conforme previsão no caput, do art.71, da CLT. HORA EXTRA Com a inserção do 4º no art.71 da CLT, pela Lei n.8923,de 27 de julho de 1994, a não concessão ou restrição do intervalo por parte do empregador, independente da prestação de horas suplementares, implica no pagamento do período como jornada extraordinária. O adicional será de 5O%. devendo ser pago a hora extra mais o adicional, conforme Orientação Jurisprudencial nº 307 SBDI-1, do Tribunal Superior do Trabalho.Essa previdão legislativa tem a natureza jurídica de punição ao empregador que não propicia o intervalo mínimo para repouso e alimentação aos seus trabalahdores. Mas, atenção: os intervalos não são considerados na somatória da jornada de trabalho (art.71.&2o. CLT). Como regra, intrajornada é a suspensão do contrato de trabalho, pois há paralisação de serviços pelo obreiro, sem qualquer obrigatoriedade quanto ao pagamento dos salários. Fonte: Jornal Malaqueta
Matéria publicada: segurancaprivadadobrasil.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...