"NÓS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA, NÃO QUEREMOS SER QUALIFICADOS E SIM OS MELHORES"

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

SUA PROTEÇÃO É A NOSSA PROFISSÃO

2 de ago. de 2009

GUIA DOS PADRÕES DE CAMUFLAGEM

Resolvi postar esse pequeno Guia de padrões de Camuflagem, como forma de orientar os profissionais da área de segurança privada e pública à respeito dos diversos tipos de padrões existentes, e abrir uma janela para que possamos discutir à respeito das características (positivas e negativas) de cada um deles.
TIGER SRIPES
-Primeiramente utilizado pelos Franceses em sua ocupação no Vietnam, foi posteriormente adotado pelas Forças Especiais N.Americanas (Green Berets) naquele mesmo país... mas foi abandonado antes mesmo do término daquele conflito em 1975.Seu pior problema é o padrão horizontal de listras negras, que destoa de todos os elementos da natureza, denunciando o combatente em maio a mata.Todavia, muitas forças armadas pelo mundo ainda usam o padrão em algumas variações na padronagem das cores.
CLASSIC WOODLAND
- Usado durante praticamente 20 anos pelas tropas Norte-Americanas (pós-Vietnam), foi elaborado de forma a se mesclar com praticamente todo os tipos de vegetação, sendo copiado e utilizado por muitas forças militares e pára-militares ao redor do mundo.Todavia, seu padrão não é tão eficiente e surgiram algumas modificações nas tonalidades de forma a se assentar mais adequadamente em zonas de clima temperado e tropical (variantes Brown e Lime).Recentemente está sendo substituído pelo padrão ACU no exército N.A. e pelo padrão MARPAT nos USMC(Corpo de Fuzileiros Navais), ambos com desenho digitalizado e de melhor mimetismo com o ambiente.
LIME WOODLAND
- Variação do padrão Woodland, destinado a algumas regiões de mata tropical, do sudeste Asiático.
WOODLAND BROWN
-Variação do padrão Woodland, destinado a algumas regiões de mata temperada Européia.
MARPAT - USMC
- Novo padrão exclusivo de camuflagem do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, veio para substituir o Woodland, com maior eficiência de mimetismo em regiões de floresta e mata. Composto por quatro cores distribuídas em uma trama Bitmaps digitalizados.Seu nome vem de "MARine Disruptive PATtern.
DESERT MARPAT - USMC
- Padrão de camuflagem digitalizado, exclusivo do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, destinado às operações em terrenos desérticos.
ACU - US ARMY
- Novo padrão de camuflagem digitalizado (ACU - Army Combat Uniform), exclusivo do Exército dos EUA, dito (controversamente) como o mais eficiente tipo de camuflagem em váriados tipos de ambientes. Começou a ser inserido nas linhas de frente em 2007, em substituição
ao tradicional padrão Woodland (em ação desde 1981).
ABU - USAF
- Novo padrão de camuflagem em uma trama de bitmaps, baseado no tradicional Tiger Stripes digitalizado. Visa substituir os padrões anteriores (Woodland e Deserto 03 colors até 2011).O nome ABU vem de Airman Battle Uniform
CAMUFLADO DO EXÉRCITO BRASILEIRO
- Padrão de camuflagem do Exército brasileiro, que eu julgo ser o mais eficiente padrão para ser utilizado em nossas condições de vegetação!
CAMUFLADO DA FORÇA ÀREA BRASILEIRA
-Padrão de camuflagem da Força Aérea Brasileira, similar ao padrão do exército, só que alguns tons de azul mesclados. Também muito eficiente em nossas condições de vegetação.
CHOCOLATE CHIPS DESERT
-Primeiro padrão oficial de camuflagem para terrenos desérticos das Forças Armadas N.A.... mas extremamente ineficiente e precocemente substituído pelo Padrão Desert 03 Colors.
DESERT 3 COLOR
-Padrão de camuflagem para terrenos desérticos das Forças Armadas N.As., vigente até muito recentemente, sendo progressivamente substituído pelos Padrões ACU e MARPAT Desert.
URBANO GELO
-O pior padrão de camuflagem... simplesmente não se presta para a camuflagem, com a exceção talvez de uma situação específica de tundra, ou regiões de floresta onde haja precipitação de neve...
MULTICAM
-Padrão de camuflagem moderno multi-ambientes, desenvolvido por uma industria civil (Crye Precision) em conjunção com o Exército N.Americano. à princípio presta-se para o uso militar do projeto Future Force Warrior, mas é também vendido à civis.
DPM WOODLAND - BRITÂNICO
-Padrão de camuflagem oficial do Exército Britânico (Destinado a zonas de mata). Inserido em 1966 e remodelado algumas vezes, chegou a sua padronagem definitiva em 1994.O nome DPM vem de Disruptive Pattern Material.
DPM - DESERT BRITÂNICO
-Padrão de camuflagem oficial do Exército Britânico (Destinado a zonas desérticas).
FLECKTARN ALEMÃO
-Padrão de camuflagem oficial do Exército Alemão, inserido em 1990.FLECKTARN vem da junção das palavras Fleck (ponto, mancha) e Tarnung (camuflagem). Este padrão de camuflagem é também chamado de German Dots, Flecktarnmuster, Fleckentarn e Flec.
FLECKTARN - DESERT ALEMÃO
-Padrão de camuflagem oficial do Exército Alemão, destinado a regiões desérticas.

A LEI Nº 6.880, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1980 no Artigo 76 estipula: Os uniformes das Forças Armadas, com seus distintivos, insígnias e emblemas, são privativos dos militares e simbolizam a autoridade militar, com as prerrogativas que lhe são inerentes. Parágrafo único. Constituem crimes previstos na legislação específica o desrespeito aos uniformes, distintivos, insígnias e emblemas militares, bem como seu uso por quem a eles não tiver direito.

Postado: Marcelo Utsch

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...